Ciências Humanas e Sociais

Tendo sido homologada a Resolução CNS 510/16, o CEP/UFU abre este menu para orientar melhor os pesquisadores das Ciências Humanas e Sociais.

A Resolução CNS 510/16 trata das especificidades das pesquisas com seres humanos, realizadas pelas Áreas de Ciências Humanas e Sociais.

O artigo 21 da Resolução trata da tipificação de riscos das pesquisas. Esta tipificação será um pre-requisito para a análise da pesquisa pelo Sistema CEP/CONEP.

A tipificação dos riscos das pesquisas será feita com base em norma específica.

Os protocolos de pesquisa das Ciências Humanas e Sociais deverão ser submetidos à análise do Sistema CEP/CONEP por meio da Plataforma Brasil.

 

===========================O B S E R V A Ç Ã O==========================================

Como o CEP/UFU não discutiu e não teve acesso à norma que trata da tipificação dos riscos das pesquisas, esta tipificação ainda não pode ser feita e também não há na Plataforma Brasil nenhuma funcionalidade específica para a tramitação das pesquisas das Ciências Humanas e Sociais.

Diante disso, até que se tenha definida a norma de tipificação dos riscos bem como uma funcionalidade na Plataforma Brasil específica para a tramitação das pesquisas das Ciências Humanas e Sociais, informamos que a tramitação dessas pesquisas continua normalmente da mesma forma que tem sido feita anteriormente à homologação da Resolução CNS 510/16. Ou seja, já se aplica a Resolução 510/16, exceto os artigos que se referem à tipificaçao dos riscos.