Submissão de Projetos - CEUA

A submissão de projetos para a Comissão de Ética na Utilização de Animais (CEUA/UFU) é via on-line. Os protocolos deverão ser enviados por e-mail (ceua@propp.ufu.br), neste e-mail deve conter uma cópia do formulário em word e uma cópia de todo o formulário em PDF escaneado acompanhado com as assinaturas.

Projetos realizados no CBEA,  ARFIS, Fazendas Experimentais e Hospital Veterinário da UFU deverão vir acompanhados com a Anuência  assinada pelos responsáveis ou coordenadores dos laboratórios (Anuência).

Projetos que envolvem a participação de animais de propriedade particular, quer sejam de estimação, quer de produção deverão encaminhar o Termo de Consentimento assinado pelo responsável pelo (s) animal (ais) (Termo de Consentimento).

OBS: A minuta deste termo deve ser aprovada pela CEUA e sua assinatura deve ser obtida antes de iniciar as atividades com os animais. O termo assinado pelo proprietário deve ser emitido em duas vias, uma deve ficar de posse do proprietário e outra do pesquisador, sendo de exclusiva responsabilidade do pesquisador o arquivamento do mesmo para futuras verificações.

Projetos que envolvem o teste de algum produto a ser fornecido por patrocinador do estudo deverão preencher o Termo de Responsabilidade do responsável técnico do produto investigacional (Termo de Responsabilidade).

Projetos que irão utilizar animais doados ou comprados fora do âmbito institucional deverão vir acompanhados de uma cópia do Guia de Trânsito Animal (GTA) na apresentação do relatório final.

Projetos que envolvam animais silvestres devrão vir acompanhados pelo documento de autorização do SISBIO anexo junto ao e-mail. Página da Fundação Chico Mendes onde pode ser obtido pelo pesquisador o número do SISBIO: www.icmbio.gov.br/sisbio/

Projetos que utilizarem somente materiais biológicos e/ou materiais procedentes de animais mortos deverão ser enviados em um Formulário específico para este processo (Formulário).

Todos os documentos encontram-se na aba Formulários.

 

 

Atenciosamente,

Secretaria CEUA/UFU