Submissão de Projetos - CEUA

A Submissão de projetos para a Comissão de Ética na Utilização de Animais (CEUA/UFU) é via on-line. Os protocolos deverão ser enviados por e-mail (ceua@propp.ufu.br), neste e-mail deve conter uma cópia do formulário em PDF e uma em Word. As assinaturas devem vir escaneadas.

Coletas de materiais biológicos previstos dentro de um protocolo de pesquisa não é um procedimento zootécnico e, portanto precisa passar pela aprovação da CEUA.

Pesquisadores que estiverem em débito com a CEUA dos relatórios finais de seus projetos, terão até 3 meses de prazo após seu término para encaminhamento dos mesmos e não terão apreciados novos projetos enquanto não regularizarem sua situação.

Projetos realizados no CBEA  - Centro de Bioterismo e Experimentação Animal - devem vir acompanhados com um documento de autorização de procedimentos assinado pelo Diretor do CBEA.  A partir do dia 30 do mês de setembro de 2016 ficou acordado, por meio de reunião, que o documento de anuência do CBEA seria exigido também para o caso dos animais serem apenas procedentes dessa instalação.

O documento de autorização é também exigido para os demais laboratórios de fornecimento de animais.

Projetos que envolvam animais silvestres devem estar acompanhados pelo número/autorização do SISBIO anexo junto ao e-mail.

Projetos que envolvam animais procedentes de instalações fora da UFU devem estar acompanhados pelo Termo de Consentimento. A assinatura do proprietário será exigida apenas após a aprovação pela Comissão de Ética, porém é necessário incluir o Termo de Consentimento para avaliação.

Projetos realizados nas Fazendas experimentais da UFU devem vir acompanhados pelo Termo de Consentimento assinado pelo diretor de produção animal da Fazenda Experimental.

Atenciosamente,

Secretaria CEUA/UFU