CEUA - Comissão de Ética na Utilização de Animais

Horário de atendimento da secretaria: de segunda à sexta das 08:00 às 12:00 e terça e sexta das 13:00 às 17:00.

 

**ATENÇÃO: UFU, UFTM e UFV promovem evento sobre Ciência de Animais de Laboratório

No dia 02 de junho desse ano, a Universidade Federal de Uberlândia, em colaboração com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro e com a Universidade Federal de Viçosa (Campus Rio Paranaíba), promoverá o “Primeiro Simpósio sobre Ciência de Animais de Laboratório do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba”.

Docentes de renome internacional da Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Federal de Goiás ministrarão palestras e participarão de mesas-redondas com o objetivo de discutir questões relacionadas aos aspectos éticos e normas técnicas da anestesia e analgesia de animais laboratório.

O evento ocorrerá no Anfiteatro do Bloco 2A, das 8h as 18h, no Campus Umuarama da UFU, na cidade de Uberlândia. Poderão se inscrever alunos dos ensinos técnico e tecnológicos, de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais que trabalhem com animais de laboratório.

As inscrições poderão ser realizadas no período de 10/04/2017 a 26/05/2017 pelo site http://cbeaufu.blogspot.com.br/ ou diretamente no local, no dia do evento. Haverá emissão de certificados aos participantes.**

 

CEUA (Comissão de Ética na Utilização de Animais) destina-se a fazer a revisão ética de toda e qualquer proposta de atividade científica ou educacional que envolva a utilização de animais vivos não-humanos, essencialmente de grupos vertebrados, sob a responsabilidade da instituição, seguindo e promovendo as diretrizes normativas nacionais e internacionais para pesquisa e ensino envolvendo tais animais.

É dever primordial da CEUA a defesa do bem-estar dos animais em sua integridade, dignidade e vulnerabilidade, assim como zelar pelo desenvolvimento da pesquisa e do ensino segundo elevado padrão ético e acadêmico.

Antes de qualquer atividade envolvendo um animal, o pesquisador ou professor deverá encaminhar a sua proposta à CEUA, com a ciência de seu superior hierárquico, e só poderá iniciar a pesquisa ou atividade educacional envolvendo animais após a avaliação do Comitê, apresentada em Parecer.

Entende-se por utilização: manipulação, captura, coleta, criação, experimentação (invasiva ou não-invasiva), realização de exames ou procedimentos cirúrgicos, ou qualquer outro tipo de intervenção que possa causar estresse, dor, sofrimento, mutilação e/ou morte.

Utilização de Animais não-vivos deve obedecer a legislação e os regulamentos internos em vigor, além de ser compatível, por analogia, com as norma éticas do regimento da CEUA.

Coordenador: Prof. Dr. Lúcio Vilela Carneiro Girão

 

Telefones internos à UFU: Ramal (VoIP) 3423
Telefones externos à UFU: 3239-4300 e Ramal (VoIP) 3423

Telefone alternativo: 3225-8658

E-mail: ceua@propp.ufu.br;
Endereço: Universidade Federal de Uberlândia - Rua Ceará, S/N - Bloco 2T Sala 113 - Campus Umuarama - Uberlândia-MG - CEP: 38405-315